Sistema Reprodutor Masculino
O aparelho reprodutor masculino é o sistema encarregado de perpetuar a espécie através do ato sexual, é formado pelos órgãos genitais externos (genitália externa) e os órgãos localizados no interior do corpo.
A genitália externa é formada pelo pênis e pelo saco escrotal, no ser humano, ele funciona à base de estímulos físicos e nervosos.
Principais fatores da infertilidade masculina:
- Varicocele
Trata-se da formação de varizes nas veias da região escrotal, onde estão alojados os testículos. As dilatações dessas veias prejudicam o fluxo sanguíneo local, a troca de nutrientes e levam ao acúmulo de substâncias tóxicas e ao aumento de temperatura. Esses fatores produzem oligozoospermia - a diminuição do volume de produção dos espermatozóides e de sua qualidade. Veja figura abaixo:
- Infecções e Inflamações
Quando atingem as vesículas seminais ou a próstata (as glândulas responsáveis pela produção do líquido seminal), podem prejudicar as características do sêmen. Existe ainda o risco desses processos acometerem os testículos ou os canais que transportam os espermatozóides e o próprio líquido seminal.
Principais fatores da infertilidade masculina:
- Alterações Hormonais
Algumas medicações (como os anabolizantes) e algumas doenças alteram o complexo hormonal responsável pela adequada produção do sêmen dificultando a ocorrência da gestação.
- Distúbios Imunológicos
Em condições normais, os espermatozóides permanecem confinados no interior dos testículos, sem contato com a circulação sanguínea. Mas traumas, infecções ou vasectomia podem romper esse isolamento, fazendo com que o próprio organismo, possa identificá-los como agentes externos, produzindo anticorpos para combater os espermatozóides.
- Fragmentação do DNA seminal
É uma condição em que há uma inadequação no DNA do sêmen provavelmente causada pelo acúmulo de radicais livres (substâncias tóxicas).